A luz prodigiosa (excerto)




(...) abria um dos seus livros e lia umas quantas páginas. Continuava a ser incapaz de as entender ou de tirar partido delas, mas não me importava, porque não era isso que procurava, mas a estimulante sensação que a leitura produzia em mim: imaginava que avançávamos os dois contra a corrente num pequeno barco a remos. Desde há muito tempo que ele não podia remar e que só dependíamos de mim para seguir adiante e impedir que a corrente nos arrastasse. Mas às vezes as minhas forças fraquejavam e então ele, da sua posição na popa do barco, incutia-me a única força de que era capaz: fazia-me ler o texto de alguma das suas páginas – ou sussurava-o ele próprio na minha imaginação, a partir do silêncio das letras impressas – e produzia-se o milagroso efeito que me permitia continuar a remar, aguentando pelos dois a luta contra a corrente. (...)


FERNANDO MARÍAS
A luz prodigiosa

tradução - Helena Serrano


voz - Cristina Paiva

música - Pascal Comelade

sonoplastia - Fernando Ladeira

1 comentário:

  1. ( Bom que passaste pelo la double vie de veronique, Cristina... saudades boas, vossas, que vou matando, com a tua voz )

    beijo

    ResponderEliminar